Segundo uma análise da Drewry, nas próximas quatro semanas, estão previstas 90 viagens canceladas (“blank sailings”) entre as 692 navegações programadas. Isso significa que, em média, 87% dos navios iniciarão suas viagens conforme planejado.

Entre as semanas 38 (16 a 22 de setembro) e 42 (14 a 20 de outubro), as principais rotas de navegação, como a Transpacífica, Transatlântica, e Ásia-Norte da Europa/Mediterrâneo, registrarão 13% de cancelamentos. Desse total, 67% das viagens canceladas ocorrerão no comércio transpacífico rumo ao leste, 21% nas rotas Ásia-Norte da Europa/Mediterrâneo, e 12% no comércio transpacífico rumo ao oeste.

Nas próximas cinco semanas, a OCEAN Alliance anunciou 24 cancelamentos, enquanto a THE Alliance e 2M reportaram 16 cancelamentos cada. Além disso, 34 viagens canceladas serão realizadas por serviços independentes, sem ligação a alianças específicas.

A Drewry destacou também que, a partir de fevereiro de 2025, a HMM, ONE e Yang Ming, membros da THE Alliance, formarão a nova Premier Alliance, em uma parceria de cinco anos. A MSC, por sua vez, trocará slots com a Premier Alliance na rota Ásia-Europa e assinou um acordo de compartilhamento de embarcações de três anos com a ZIM no comércio transpacífico.

Com essas mudanças, a Drewry prevê que, a partir de 2025, o setor será liderado por duas grandes alianças (MSC e Premier) em comparação com duas menores (Premier e Gemini). As maiores deverão oferecer cerca de 30% mais rotas semanais do que suas concorrentes menores.

Quer eficiência e segurança na logística nacional e internacional no transporte da sua mercadoria? A Infinity pode ajudar você a alcançar seus objetivos comerciais e conquistar novos mercados em todo o mundo.