O setor automotivo e de transportes está enfrentando mudanças importantes na política de importação de pneus. Recentes decisões da Camex trouxeram redução temporária de tarifas para alguns produtos e, ao mesmo tempo, o aumento do imposto sobre pneus de passeio, de 16% para 25%, válido por 12 meses.

🔍 Impactos em destaque:

  • Para pneus de passeio, a elevação da tarifa busca proteger a indústria nacional, mas pode gerar aumento nos preços ao consumidor.
  • Pneus de carga ficaram de fora do aumento, evitando maiores impactos para caminhoneiros, que já enfrentam altos custos operacionais.

📈 Números que preocupam:

  • Nos últimos 4 anos, a participação de pneus importados no mercado de carga saltou de 15% para 47%.
  • Para veículos de passeio, subiu de 27% para 62%.

👷‍♂️ Indústria vs. Transportadores
Enquanto a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) defende medidas mais rígidas para conter a concorrência desleal com produtos asiáticos, a ANTT alerta para os riscos de aumento nos custos do transporte, especialmente para caminhoneiros autônomos.

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