O Porto de Santos está em pleno crescimento! Em 2024, movimentou 5,4 milhões de TEUs (containers), um aumento de 14,7% em relação ao ano anterior. Açúcar, soja, suco de laranja, papel e automóveis estão entre as principais cargas, mas o sucesso também trouxe desafios: congestionamentos e dificuldades de acesso, especialmente em horários de pico, gerando reclamações e até multas para motoristas.
Para enfrentar esses problemas, o porto está passando por uma expansão que quase triplicará sua área, de 7,8 milhões para 20,4 milhões de m². Três novos pátios para caminhões serão construídos na Baixada Santista, prometendo melhorar o fluxo de veículos e evitar colapsos logísticos. Além disso, estudos para novas vias, como a Linha Verde e um novo viaduto, estão em andamento para otimizar o tráfego.
O Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) é responsável por 54% da movimentação do porto, e a FETCESP reforça a importância de investimentos em infraestrutura para acompanhar essa expansão. “Precisamos estar preparados para atender a demanda atual e futura”, destaca Carlos Panzan, presidente da Federação.
Essa transformação é essencial para fortalecer a economia estadual e nacional, além de atrair novos investidores e consumidores. O futuro do Porto de Santos depende de uma logística eficiente e sustentável. Vamos juntos nessa evolução!
Além disso, o nearshoring é uma resposta às recentes crises globais, como a pandemia e tensões geopolíticas, que evidenciaram a necessidade de cadeias de suprimentos mais resilientes e próximas.
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