Mesmo com melhorias na infraestrutura, o Brasil ainda enfrenta dificuldades para escoar sua produção de grãos. Entre 2010 e 2023, houve queda no uso do transporte rodoviário para o escoamento de milho e soja no mercado interno. No entanto, a dependência dos caminhões cresceu nas rotas de exportação, especialmente nos portos do Sul e Arco Norte.

O papel das barcaças: As hidrovias conquistaram espaço das ferrovias, sendo uma alternativa importante para o transporte de longa distância. Porém, fatores como a seca dos rios e a falta de ferrovias robustas ainda tornam o Brasil refém das rodovias.

Impacto nos custos: O uso das rodovias encarece o frete em até 50% comparado às hidrovias. Segundo a Anec, cerca de 25% do custo de transporte da soja para a China é relacionado ao frete, onde o rodoviário representa 19%.

O Brasil precisa de investimentos urgentes para aumentar a competitividade do agronegócio! O projeto Ferrogrão, por exemplo, promete facilitar o escoamento do Mato Grosso até o Pará, reduzindo a necessidade de caminhões e aumentando a eficiência.

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